STF seleciona estudos sobre direitos da infância no ambiente digital para compor acervo da Desinfoteca. Submissões vão até 5 de maio.
![]() |
STF/Oficial |
Da Redação
O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou o Edital nº 01/2025 para seleção de trabalhos acadêmicos e materiais informativos que integrem a “Desinfoteca” — acervo digital voltado ao combate à desinformação e seus impactos. Esta primeira chamada pública tem como tema a proteção dos direitos da infância e adolescência no ambiente digital, com foco em pesquisas sobre desinformação, ameaças online, exploração infantil e segurança digital.
A iniciativa integra o Programa de Combate à Desinformação do STF e conta com a parceria de entidades como o Instituto Alana, Childhood Brasil, Instituto Liberta e a Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes. Podem participar pesquisadores, profissionais, grupos de pesquisa e estudantes de pós-graduação. Serão aceitos artigos científicos, relatórios, pareceres técnicos, cartilhas e outros materiais publicados e com autorização para republicação. As submissões vão até 5 de maio de 2025.
Os trabalhos deverão se enquadrar em três eixos temáticos: desinformação e direitos de crianças e adolescentes; ameaças digitais e prevenção à violência; e direitos digitais da infância e juventude. Os conteúdos selecionados comporão um acervo gratuito e aberto, que visa fortalecer políticas públicas, ampliar a educação midiática e proteger o público infantojuvenil no contexto digital. A submissão deve ser feita por meio de formulário online.
Fonte: STF
Direito Digital Desinformação