Justiça condena grupo por extorsão contra comerciantes no RS

 

Gerd Altmann/Pixabay

Da Redação

Seis homens foram condenados por extorsão e associação criminosa em Santo Augusto, no Noroeste do Rio Grande do Sul. As penas variam de 11 a 22 anos de prisão, todas em regime fechado. O líder do grupo, somando outra condenação anterior, recebeu uma sentença total de 30 anos. Eles já estavam presos preventivamente. A decisão foi proferida pelo juiz Cristiano Alberto de Campos Maciel no dia 27 de janeiro.  

De acordo com o Ministério Público, entre 13 e 30 de janeiro de 2024, o grupo obrigava comerciantes locais a comprar cigarros ilegais ou pagar uma taxa para manter seus negócios abertos, sob ameaças e até disparos de arma de fogo. Durante buscas, a polícia encontrou mais de R$ 11 mil e diversas carteiras de cigarro na casa do líder da quadrilha. Segundo o juiz, parte dos lucros era enviada a uma facção criminosa.  

Essa condenação se soma a outra decisão do juiz Cristiano Maciel, que no dia 8 de janeiro já havia sentenciado três homens e o líder do grupo por extorsão armada praticada em março de 2024 contra comerciantes da cidade. O caso reforça o combate à criminalidade organizada na região.  

Fonte: TJRS  


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem