![]() |
Riva Moreira/TJMG |
Da Redação
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou o Fórum e o Cejusc Digitais de Fronteira, no Triângulo Mineiro. A unidade, que faz parte da Comarca de Frutal, já está em funcionamento desde outubro e realizou 231 atendimentos. Esta é a sexta unidade digital do TJMG e a primeira sob a gestão do presidente Luiz Carlos Corrêa Junior.
Os Fóruns Digitais permitem que cidadãos tenham acesso a serviços judiciais sem precisar se deslocar para cidades-sede. Neles, é possível obter certidões, fazer atermações digitais, participar de audiências virtuais e receber atendimento jurídico. Isso torna o sistema mais ágil e acessível.
Além de Fronteira, outras cidades já contam com unidades digitais, como Padre Paraíso, Papagaios, Lagoa Grande, Venda Nova e Coluna. O objetivo do TJMG é levar mais eficiência e comodidade à população.
Cejusc
O novo Fórum Digital de Fronteira já está funcionando e trazendo mais agilidade ao acesso à Justiça. Localizado na Avenida Walid Khalil Yaghi, o espaço conta com salas para audiências e atendimento jurídico, além do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Digital, que permite mediação e conciliação sem que a população precise viajar até a sede da comarca.
A iniciativa faz parte do projeto do TJMG para modernizar o atendimento e já reduziu o fluxo em fóruns tradicionais, evitando deslocamentos longos e custos extras para os cidadãos. Segundo o presidente do Tribunal, Luiz Carlos Corrêa Junior, a ideia dos Fóruns Digitais veio do Tribunal de Rondônia e está sendo expandida em Minas Gerais. "Temos que levar a Justiça aonde o povo está", afirmou. Além das seis unidades já em funcionamento, outras 20 estão em obras.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, destacou que esse modelo beneficia não só os cidadãos, mas também a segurança pública, já que policiais podem prestar depoimentos sem sair de suas cidades. A juíza Pollyanna Lima Neves Toledo reforçou a importância do novo espaço para a população de Fronteira, que antes precisava percorrer 50 km até o fórum mais próximo. Desde outubro, a unidade já realizou 231 atendimentos, oferecendo um serviço mais acessível e inovador.
Fonte: TJMG